terça-feira, 24 de novembro de 2009

O poder da propaganda




"A propaganda é a alma do negócio". Quem nunca ouviu esta frase? A partir dela, várias imagens foram construídas e muitas ideias e teorias foram "plantadas" nas mentes humanas. Incentivar a prática de um esporte, o consumo de um determinado produto ou a adesão a um novo comportamento sempre foram alguns dos objetivos das propagandas.
Nas propagandas de cervejas, temos o uso do bom humor para incentivar seu consumo, enquanto refrigerantes tentam passar cada vez mais a idéia de que é possível levar uma vida saudável sem reduzir o uso dos mesmos. Marcas de xampus e tintas de cabelo mostram toda sua eficiência, enquanto bancos tentam exibir todas as suas vantagens perante os rivais. Quando falamos de automóveis, cada comercial é importante. Vincular a imagem de um veículo com algum outro objeto pode ser tão benéfico quanto prejudicial e todos os publicitários têm de estar cientes diante de algo indesejado: a indiferença do consumidor.
Portanto, atrair a atenção, questionar, afirmar e até supor são armas das agências de publicidade e mostrar todos os pontos positivos de um veículo em poucos segundos não é uma tarefa fácil

Com base nesses dados comente: Quais são os pontos positivos e os pontos negativos da propaganda na sociedade atual?